ESTAÇÃO LIVRE - HABITAÇÃO
Nessa sexta-feira o Estação Livre fala sobre habitação. O déficit habitacional é um problema difícil de ser resolvido em um país com tanta desigualdade social. Resultado: a maioria dos prejudicados é a população negra. O Estação Livre mostra problemas de quem vive em área de risco, em ocupações, mas também mostra soluções como construções em mutirão, arquitetura para pessoas de baixa renda e a inda a casa na favela que recebeu prêmio internacional de arquitetura. Onde faltam políticas públicas sobram soluções criativas para tentar diminuir o problema.
Convidados: Luciano Machado (engenheiro e empresário) e Patricia Maria de Jesus (pesquisadora e professora da UFABC)
Luciano Machado
https://mundonegro.inf.br/carreira-negocios/meu-papel-hoje-e-quebrar-o-paradigma-que-matematica-ou-fisica-sao-dificeis-tudo-e-treino-diz-luciano-machado-engenheiro-e-empresario/
Patricia Maria de Jesus
Reportagens:
• VT Áreas de Risco
Segundo estudo feito a partir de dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, cerca de 10 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco. Claro que não cabe avaliar porque essas pessoas moram em regiões tão perigosas, mas há muito a ser feito para que tragédias como Petrópolis, Bahia, Franco da Rocha e Litoral Norte de São Paulo não aconteçam.
• VT Sustentabilidade
34 milhões de residências brasileiras não têm acesso à rede de esgoto. A comunidade dá seu jeito e improvisa redes precárias que muitas vezes resultam em esgotos lançados a céu aberto. A Favela dos Sonhos em Ferraz de Vasconcelos, região metropolitana de São Paulo, está vivendo uma outra realidade. Um projeto desenvolvido pela instituição Gerando Falcões criou "casas semente " que possuem saneamento básico e todo preparo elétrico para funcionamento de energia.
• VT Nova Palestina
Criada em 2013, em um imenso terreno no Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo, a ocupação Vila Nova Palestina ocupa uma área de proteção ambiental. Os moradores esperam há 10 anos a regularização de seus terrenos para construírem casas de alvenaria e lutarem por água tratada, esgoto e energia elétrica para todos.
• VT União dos Movimentos
"A moradia é a porta de entrada para os outros direitos." Essa frase é marca dos movimentos populares que batalham por habitação. Porque quando você tem uma moradia, você tem um endereço, um chão, então pode buscar emprego, pode construir relações na comunidade. Cerca de 80% dos integrantes de movimentos populares são mulheres. Elas começam reinvidicando casa e depois partem para lutar por creche, saúde, transporte, trabalho. Mulheres e lutas urbanas erguem bairros e cidadania.
• VT Arquitetura de Periferia
Uma pesquisa Datafolha mostrou que 85 por cento dos brasileiros construíram ou reformaram um imóvel por conta própria, sem contratar arquitetos ou engenheiros. O comum é encomendar o serviço aos pedreiros e mestre de obras, ou mesmo, aos amigos e parentes. É que o custo do serviço costuma ser alto. Uma saída tem sido os escritórios de arquitetura popular que estão ampliando o acesso a um profissional e garantindo também salubridade. O pessoal do maranhão adotou a proposta.
• VT Tamanho dos Imóveis
A intenção dos microapartamentos era boa: fazer com que os proprietários dessas residências, próximas a terminais de ônibus, trens e metrô, deixassem o automóvel em casa e se locomovessem de transporte público. Mas a ideia não deu certo e isso gerou uma grande especulação imobiliária. Esses apartamentos pequenos, em locais de fácil acesso, acabaram virando opção de investimento e nas periferias, moradias apertadas para famílias numerosas...
• VT Casa Kdu
A Casa no Pomar do Cafezal ou Barraco do Kdu, em Belo Horizonte, ganhou o prêmio de casa do ano no projeto internacional de arquitetura Archdaily. O projeto assinado pelo Coletivo Levante disputou com mansões de vários países... A casa é do multiartista Kdu dos Anjos, morador da maior favela mineira, o Aglomerado da Serra.